Atividade: Produção de Texto Reflexivo sobre Comunicação Assertiva e Não Violenta
Objetivo:
Estimular os alunos a refletirem sobre os conceitos de comunicação assertiva, não violenta e empática apresentados nos vídeos e relacioná-los com experiências pessoais e profissionais.
Materiais:
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Anotações pessoais sobre os vídeos:
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Julian Treasure – Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir
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Marshall Rosenberg – Comunicação não violenta - Uma breve introdução
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Brené Brown – O poder da vulnerabilidade
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Orientações para a produção do texto:
Escreva um texto de no mínimo 300 palavras, respondendo às perguntas orientadoras abaixo. Priorize reflexão e conexão entre os vídeos, usando exemplos práticos de sua experiência pessoal ou profissional.
Perguntas orientadoras:
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Julian Treasure – Quais técnicas ou hábitos de fala apresentados você considera mais eficazes para capturar a atenção das pessoas e transmitir suas ideias com clareza? Você já utilizou algum deles? Como foi a experiência?
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Marshall Rosenberg – Como os quatro passos da Comunicação Não Violenta podem ajudar a lidar com conflitos ou desentendimentos no trabalho ou em situações pessoais? Você consegue identificar momentos em que poderia ter usado CNV?
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Brené Brown – De que forma a vulnerabilidade, a empatia e a coragem de se mostrar autêntico influenciam suas relações interpessoais? Existe alguma situação em que mostrar vulnerabilidade poderia melhorar a comunicação?
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Como os conceitos dos três vídeos se complementam? É possível aplicar clareza, empatia e vulnerabilidade ao mesmo tempo em uma conversa? Dê exemplos.
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Quais mudanças você percebe em sua própria maneira de se comunicar após refletir sobre os vídeos? Que práticas pretende incorporar no seu dia a dia?
Dicas para reflexão:
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Busque integrar ideias dos três vídeos em suas respostas, mostrando como cada abordagem contribui para uma comunicação mais eficaz.
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Use exemplos concretos sempre que possível, seja de experiências pessoais, acadêmicas ou profissionais.
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Foque na profundidade da reflexão, não na quantidade de palavras.