Atividade: Storytelling com Dados
Objetivo: Aprender a transformar visualizações em narrativas que informam, convencem e apoiam decisões.
Instruções para os alunos
Olá, pessoal!
Agora que vocês já construíram diferentes gráficos com base em conjuntos de dados reais/fictícios, é hora de dar um passo além: criar uma pequena apresentação em formato de storytelling, ou seja, contar uma história a partir dos dados.
O que fazer:
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Escolham pelo menos 2 dos gráficos construídos na atividade anterior (vocês podem ajustá-los se quiserem).
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Elaborem uma narrativa curta que:
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Destaque uma situação ou problema observado nos dados;
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Apresente os gráficos como evidência para essa situação;
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Indique possíveis ações, conclusões ou decisões com base nas informações analisadas.
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A apresentação deve ser clara, coerente e orientada para um público-alvo (como se estivessem falando com um gestor, cliente ou colega de equipe).
Dicas:
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Comecem com uma pergunta norteadora, como:
"Por que as vendas cresceram mais no Sudeste?" ou "Qual campanha teve o melhor retorno em marketing?" -
Usem uma sequência lógica:
Início (contexto) → Meio (gráficos e análise) → Fim (conclusão ou recomendação) -
Se possível, adicionem títulos, legendas ou anotações nos gráficos para facilitar a leitura.
Inspiração:
Para se inspirarem, vocês podem visitar o site:
https://www.storytellingwithdata.com/makeovers
- Atenção: o site está em inglês, então pode haver dificuldade de compreensão. Usem o Google Tradutor ou o próprio recurso de tradução automática do navegador para ajudar. O site traz exemplos reais e reformulações de gráficos, mostrando como transformar uma visualização técnica em uma história visual impactante.
Entrega:
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A história pode ser entregue em slides (Google Slides, PowerPoint) ou documento em PDF.
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Não é necessário escrever muito: foquem na clareza e objetividade.
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O trabalho pode ser feito em grupo, com o mesmo grupo da atividade anterior.